quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Anatel inicia consulta pública sobre qualidade da banda larga
Por Redação do IDG Now!
10 de agosto de 2011 - 14h07
Começa nesta quarta-feira (10/8), a partir das 14 horas, a consulta pública promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre as propostas de melhorias da Internet banda larga fixa. A agência também divulgou as datas das audiências públicas que serão realizadas sobre o assunto.
Segundo informações publicadas nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, são duas consultas públicas. A consulta n.º 45, de 8/8/2011, visa reunir opiniões sobre as propostas de alteração do Regulamento de Serviço de Comunicação Multimídia, que rege a Internet banda larga fixa. Já a consulta n.º 46, de 9/8/2011, discute padrões mínimos de qualidade para o serviço.
As propostas de mudança foram aprovadas pela Anatel na última quinta-feira (4/8). Os principais itens da proposta envolvem indicadores de reação do assinante, com limites para o número de reclamações dos assinantes, e índices mínimos de velocidade instantânea e média das conexões.
As consultas públicas abertas nesta quarta-feira serão mantidas por 30 dias. A Anatel avisa que as contribuições e sugestões devem ser fundamentadas e identificadas. O modo preferencial de enviá-las é por meio de formulário eletrônico do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (SACP), no site da Anatel.
O prazo termina às 24h de 8 de setembro de 2011.
Audiências
Além das consultas, a Anatel vai promover duas audiências públicas, ambas no dia 23 de agosto, em Brasília (DF). Pela manhã, das 9h às 13h, haverá a audiência sobre a consulta n.º 45; à tarde, das 14h às 18h, está prevista a audiência sobre o tema da consulta n.º 46.
Fonte: Computerworld
Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.
O conteúdo desse artigo pode ser modificado ou atualizado, por isso, visite essa página constantemente e mantenha-se atualizado.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
World IPv6 Day - Dia Mundial IPv6
Sobre o World IPv6 Day - Dia Mundial IPv6
No dia 08 de junho de 2011, Google, Facebook, Yahoo!, Akamai e Lamelight Networks, assim como as empresas brasileiras Terra, Campus Party, IG, Dualtec e Nomer, são algumas das principais organizações que irão oferecer os seus conteúdos também em IPv6 para um "test flight" de 24 horas. O objetivo desse dia de testes é motivar as organizações de todos os setores - fornecedores de serviços de Internet, fabricantes de hardware, fornecedores de sistemas operacionais e empresas de Internet - a preparar os seus serviços para o IPv6 e assegurar uma transição bem sucedida, com o fim dos endereços IPv4 livres.
Junte-se a nós neste grande teste mundial e ajude a acelerar a dinâmica da implantação do IPv6.
O IPv6 World Day acontecerá simultaneamente em todo o mundo. No Brasil (horário de Brasília), o período de 24h de testes começará no dia 07/06/2011 as 21h, e irá até dia 08/06/2011 as 21h.
Como Fazer Parte
Interessado em juntar-se às outras organizações que estão participando desta iniciativa?
Acesse o link http://isoc.org/wp/worldipv6day/how-to-join/ e encontrará todas as informações para participar do World IPv6 Day.
Acompanhe
No twitter - #diadoipv6 - #worldipv6day - #ipv6br
A equipe do IPv6.br disponibilizou um chat para tirar dúvidas e trocar experiências. Acesse via web:
http://www.ipv6.br/bin/cgiirc/irc.cgi
Ou utilize o canal #ipv6.br da rede Freenode no IRC.
Testes IPv6
Quer saber se seu computador já opera com IPv6? Utilize este teste: http://test-ipv6.com.br.
Quer saber se um sítio Web qualquer já está disponível via IPv6? Utilize este teste: http://validador.ipv6.br.
Momento da Transição
Com o esgotamento do IPv4 no estoque central, é cada vez mais urgente a implantação do IPv6 na Internet, em especial nos sites e outros serviços Web. Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:
Mais informações sobre o World IPv6 Day no sítio: http://isoc.org/wp/worldipv6day/.
Mais informações sobre o IPv6 em: http://ipv6.br.
Fonte: http://www.isoc.org.br/index.php/worldipv6day
Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.
O conteúdo desse artigo pode ser modificado ou atualizado, por isso, visite essa página constantemente e mantenha-se atualizado.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
As várias correntes de pensamento e de ações, para se ter uma Internet Banda Larga Melhor e Livre no Brasil
Primeiro:
Plano Nacional de Banda Larga (PNBL)
O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) visa oferecer uma definição de banda larga que não se baseie em um valor numérico, mas que reflita a constante necessidade da infraestrutura de telecomunicações ser capaz de suprir a cesta de serviços e aplicações que dela se utilizam, de forma a tornar possível à sociedade ter acesso a internet do futuro. A meta para que as operadoras participem é oferecer conexão à internet na velocidade de 1 Mbps por R$35 mensais nos estados onde não houve redução de ICMS para o serviço. Onde houve a redução custará R$28,90. Em compensação, as telecoms serão autorizadas a entrarem no mercado de tv por assinatura.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/
Segundo:
Democratização da internet

Para saber mais, leia os textos abaixo:
Crítica ao novo rumo dado às políticas publicas de banda larga
Relatório da Proteste sobre irregularidades nas concessões de Telecom
Veja ainda o vídeo sobre o debate na Câmara dos Deputados acerca do novo marco regulatório das telecomunicações
Email para adesão à campanha "Banda larga é um direito seu": campanhabandalarga@gmail.com
Email para adesão à campanha "Democratização das comunicações": frentecom@gmail.com
Fonte: http://www.uenf.br/
Terceiro:
Para que o Brasil tenha uma Internet Banda Larga melhor:
FCC: menos de 4 mbps não é banda larga (nos EUA)
Quarto:
Redes: PTTMetro Brasil, RNP, RedeRio, UFRJ, UERJ, IFRJ, IFF, UFF, UENF, entre outros.
Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.
O conteúdo desse artigo pode ser modificado ou atualizado, por isso, visite essa página constantemente e mantenha-se atualizado.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Conheça o Software Livre
Fonte e mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
Principais Softwares Livres:
- Linux
O Linux é um Software Livre.
Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operativo (português europeu) ou sistema operacional (português brasileiro) que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
Fonte e mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux
Distribuição Linux:
Uma Distribuição Linux (ou simplesmente distro) é composta do núcleo Linux e um conjunto variável de software, dependendo de seus propósitos. Essa coleção de software livre e não-livre, é criada e mantida por indivíduos, grupos e organizações de todo o mundo, incluindo o grupo Linux.
Fonte e mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Distribui%C3%A7%C3%B5es_Linux
Principais Distribuições livres:
openSUSE Linux
Gentoo Linux
Slackware Linux
Debian Linux
Ubuntu Linux
Mandriva Linux
Distribuições Derivadas:
São as que derivaram das principais:
Parted Magic (Slackware)
Resulinux Linux (Debian)
linuxacessivel.org
- Principais Programas livres:
GIMP
quinta-feira, 10 de março de 2011
openSUSE Linux 11.4 Lançado
openSUSE 11.4 traz o kernel 2.6.37, drivers para placas Broadcom, suporte melhorado a tablets Wacom e as versões mais recentes do Xorg e Mesa, propiciando melhor aceleração 2D e 3D. O KDE Plasma Desktop 4.6 traz o gerenciamento mais fácil de atividades, possibilidades de criação de scripts para o KWin e melhorias no gerenciamento de rede e dispositivos bluetooth.
O GNOME 2.32 traz melhorias na usabilidade e acessibilidade e o GNOME Shell (parte do futuro GNOME 3) já está disponível para testes. O Firefox 4 sofreu redesign da sua interface e a tecnologia “Firefox Synch” permite sincronizar bookmarks, senhas e históricos entre as suas diferentes instalações do Firefox.
Adicionalmente, além do openSUSE 11.4 um conjunto de outros serviços estão disponíveis: Tumbleweed (repositório rolling-release), o Build Service (geração e liberação de pacotes para diversas distros) e o SUSEStudio (solução completa para geração de appliances openSUSE configurados para as sua necessidades).
Leia também: Anúncio Oficial, Novidades do KDE no openSUSE 11.4, On the tenth day, openSUSE 11.4 changed everything, openSUSE 11.4 Highlights."
[referência: news.opensuse.org]
Fonte: BR-Linux.org
Sobre o openSUSE Linux 11.4:
Clique na imagem para ampliar.
http://en.opensuse.org/Portal:11.4
Faça o download aqui.
Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.
O conteúdo desse artigo pode ser modificado ou atualizado, por isso, visite essa página constantemente e mantenha-se atualizado.