quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Microsoft entra para o grupo que desenvolve o SVG

A Microsoft entrou para o grupo do SVG, Scalable Vector Graphics (SVG) Working Group, parte do World Wide Web Consortium (W3C). A estratégia faz parte dos planos dela de tornar o Internet Explorer mais "compatível" com os padrões da web. O Firefox, Safari, Opera e Chrome suportam renderização de SVG há um bom tempo.

A notícia foi postada no blog de desenvolvedores do IE. Não ficou claro quando o IE terá suporte ao formato, mas imagina-se que seja na versão 9. Ela usará recursos do Direct2D para renderizar as páginas, aproveitando parte do desempenho extra oferecido pela GPU.

O SVG é importante para a web pois permite desenhar imagens vetoriais, que são renderizadas sem perda de qualidade, assumindo as dimensões do cliente. Seja num netbook ou smartphone com tela minúscula ou no grande espaço oferecido por dois monitores de 30 polegadas combinados, a aparência e qualidade não são afetadas. Já os formatos tradicionais, como JPEG e GIF, não passam de adaptações comprimidas do bitmap, onde a cada pixel da imagem é representado de forma única, e ao redimensioná-la, é necessário "descobrir" quais pixels deveriam estar nos locais intermediários, gerando uma imagem sem definição e/ou cheia de "quadriculados".

Veja o anúncio:

http://blogs.msdn.com/ie/archive/2010/01/05/microsoft-joins-w3c-svg-working-group.aspx

Via CNet


Fonte: Guia do Hardware.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário