quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Fundador do MySQL tenta impedir compra da Sun pela Oracle

O fundador do MySQL, Monty Widenius, anda agindo de forma estranha tentando impedir que a Oracle compre a Sun. Basicamente ele fundou o MySQL (open source, com muito código da comunidade aberta conforme foi ficando popular), e vendeu para a Sun em 2008. Agora está com medo que a Oracle descontinue o produto, já que ataca em parte os seus sistemas comerciais - mesmo sabendo que os bancos de dados da Oracle são de larga escala, tendo um público alvo diferente do MySQL.

Para a Comissão Européia a Oracle se comprometeu a manter o sistema licenciado pela GPL, documentado e sem contrato de suporte obrigatório, por pelo menos 5 anos. A GPL seria suficiente para manter o projeto "livre".

A licença do código já lançado não pode ser mudada. O problema na venda é que o sistema poderia acabar aos poucos, parando de evoluir. Com dinheiro (da Oracle) a comunidade pode não ter forças para continuar trabalhando no software como deve, de forma que sem desenvolvedores centrais que façam uma parte considerável do trabalho, o MySQL ficaria cada vez mais antigo até chegar ao ponto de não ser utilizável no futuro. Não adianta ser de código aberto se ninguém (com alto conhecimento e dedicação) colabora.

Widenius chega a citar até sobre a possibilidade de a Oracle comprar o PostgreSQL, atacando desenvolvedores essenciais sem os quais o projeto morreria por falta de cabeças. E assim, adeus os maiores bancos de dados livres.

No blog dele há mais detalhes sobre os incentivos à campanha mundial, com objetivo de conseguir assinaturas o suficiente para fazer a Comissão Européia (EC, European Commission) desistir de aprovar a venda da Sun. O site helpmysql.org (disponível em vários idiomas) tenta centralizar a manifestação contra:

http://helpmysql.org/pt/theissue/customerspaythebill

Um trecho em português do site da campanha:

Em Abril de 2009, a Oracle anunciou que tinha acordado comprar a Sun. Como a Sun tinha comprado a MySQL no ano passado, isto significaria que a Oracle, o líder do mercado de bases de dados proprietárias, passaria a ser dona do MySQL, o mais popular software livre de base de dados.

Se a Oracle comprasse a MySQL nessa base, teria tanto controlo sobre o MySQL quanto o dinheiro consiga comprar um projecto de software livre. De facto, na maioria dos projectos de software livre (tal como o Linux ou o Apache) não existe nenhuma forma de um concorrente comprar sequer um décimo do mesmo poder de influência. Mas o sucesso do MySQL sempre dependeu da companhia que a desenvolvia, vendia e promovia. Essa companhia (inicialmente a MySQL AB, depois a Sun) sempre possuiu os mais importantes direitos intelectuais, sobretudo marcas registadas e direitos de autor e (até hoje apenas para fins defensivos) patentes. Utilizou estes direitos para gerar lucro e reinvestiu uma grande parte desses ganhos no desenvolvimento, não só crescendo mas também melhorando com o tempo.

Se esses direitos caíssem nas mãos do principal concorrente da MySQL, então o MySQL imediatamente deixaria de ser uma alternativa aos caros produtos da Oracle. Até agora, os clientes tinham a escolha de utilizar o MySQL em projectos novos em vez dos produtos da Oracle. Algumas grandes companhias até migraram (trocaram) da Oracle para o MySQL para soluções existentes. E qualquer um poderia ameaçar credivelmente os vendedores da Oracle com o passar a utilizar o MySQL a menos que fosse concedido um grande desconto. Se a Oracle for dona da MySQL, então simplesmente rir-se-á dos clientes que tentarem isto. Para a Oracle, livrar-se deste problema facilmente vale mil milhões de dólares por ano, se não mais.


Para vender para a Sun os produtores não pensaram nisso (e são criticados agora), se bem que o peso na consciência era menor, já que a Sun não tinha a participação em bancos de dados que a Oracle tem.

Caso interesse, leia a longa postagem dele sobre o tema:

http://monty-says.blogspot.com/2009/12/oracle-gives-only-empty-promises-for.html

A venda para a Oracle realmente preocupa a maioria dos fãs de software livre. O ruim é que um dos principais criadores do MySQL está reclamando de algo que ele mesmo fez no passado, já que quando concordou em vender a MySQL AB para a Sun parece que não pensou nessas possibilidades. Ele é duramente criticado agora por muita gente. Alguns ainda colocam em pauta a questão: porque ele não cria um fork do MySQL então, passando a desenvolver o sistema com base no estado em que ele se encontra, sem ligações com a Sun e/ou Oracle? É open source, isso seria possível e é uma boa hora para quem quer impedir a compra pela Oracle.

De que lado você fica? Acha que a Oracle irá abandonar o MySQL, já que prejudica em parte as vendas das suas licenças, ou isso não faria diferença e o MySQL continuaria sendo bem mantido?

Via BR-Linux


Fonte: Guia do Hardware.net


Enquanto essa situação não é resolvida, agora é capaz de muitos estarem migrando os seus bancos de dados para o PostgreSQL ou para alguma outra opção alternativa. Eu espero que isso se resolva logo, pois o MySQL não pode acabar assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário