Ativando o IPv6 em seu sistema operacional
O IPv6 já vem habilitado por padrão nos sistemas operacionais modernos. Se você têm uma versão atualizada de Windows, Linux, MacOS ou BSD, o IPv6 estará ativado.As páginas a seguir mostram como verificar se esse é seu caso, e ativar o IPv6, se for preciso:
Obtendo conectividade IPv6 e usando o novo protocolo
Uma vez que o IPv6 esteja ativo, caso seu provedor de acesso Internet já suporte IPv6, a configuração do seu computador provavelmente se dará de forma automática. Consulte seu provedor e pergunte se ele já tem IPv6. Se não tiver, pergunte quando terá!A maior parte dos provedores de acesso no Brasil (em 2012) ainda não ativam o IPv6 para usuários domésticos.
Se você quiser testar o novo protocolo, sua melhor alternativa é usar um serviço gratuito de túneis, chamado de Tunnel Broker, para obter conectividade. Há três opções que recomendamos, e as instruções estão nos links a seguir. Os melhores resultados à partir do Brasil são obtidos com a primeira opção, o SixXS:
Link de Referência: http://ipv6.br/entenda/ative/
Lembre-se, sempre:
De acompanhar o Cronograma de implantação do IPv6 no Brasil:
http://ipv6.br/cronograma/
E verifique se o seu sistema operacional ou equipamento de rede, suporta o IPv6:
IPv6 support Ready Logo Phase 2
http://www.ipv6ready.org/?
http://www.ipv6ready.org/?
E também, faça os:
Testes IPv6
Quer saber se seu computador já opera com IPv6? Utilize este teste: http://test-ipv6.com.br.
Quer saber se um site na internet já está usando o IPv6? Utilize este teste: http://validador.ipv6.br.
Avise se algum erro for encontrado nesse artigo.
O conteúdo desse artigo pode ser modificado ou atualizado, por isso, visite essa página constantemente e mantenha-se atualizado.